Boa Tarde, hoje 05/12/2019 - 12:11:11
 

Head de Inovação rondoniense participa de imersão sobre programação aplicada ao Direito em SP

12/08/2019   21:01

 

No último mês, players do mundo jurídico estiveram em São Paulo (SP) participando do Winter Session - Programação & Direito, numa imersão que durou 15 dias. O curso foi promovido pela Looplex Academy com o objetivo de ofertar uma ampla visão sobre programação aplicada ao direito com a linguagem “Lawtex”. A facilitadora foi a especialista em engenharia jurídica e coordenadora da Looplex, Leilani Mendes.


Lucas Aquino Domingos foi o único rondonienses a participar das atividades. O jovem de 23 anos que deixou os vídeos games o jogos de RPG e a faculdade há pouco tempo assumiu o posto de Head de Inovação do escritório Rocha Filho Advogados, sediado na capital rondoniense. Lucas diz que sempre foi apaixonado por programação e pelo mundo Tech e nunca pensou em se encontrar realmente dentro do Direito.


"Fazer parte de uma Law Tech como o Rocha Filho me possibilitou entender o direito e a tecnologia não mais como coisas antagônicas e sim como um único e novo universo", disse o head. Lucas ainda complementou "O direito está passando por uma grande transformação, está sendo traduzido em linguagem digital e com isso surgiram novos espaços a serem explorados e é isso que estamos liderando no Rocha Filho, a passagem do direito para a Era da Tecnologia".  


O conteúdo distribuído em duas partes: Arquitetura Jurídica (estruturação e mapeamento de um documento) e Engenharia Jurídica (programação dentro do programa ‘Sublime’). De acordo com Lucas Aquino, o curso foi voltado para automatização de quaisquer documentos. “É possível fazer isso usando a linguagem de programação e engenharia jurídica, transformando o documento em um sistema de perguntas e respostas propiciando uma maior agilidade na entrega”, explica advogado rondoniense que, a partir de agora tem o título de engenheiro jurídico.


EXPERIÊNCIA LOCAL


O head informa ainda, que, já existe uma experiência com automatização no Rocha Filho Advogados, ou seja, com um sistema redator. Este sistema automatiza a peça, a partir de uma ferramenta chamada “árvore de decisão”.  Ela [a árvore] é automatizada e, logo após, é inserido os textos dentro das respectivas caixas, com isso, os documentos já são confeccionados automaticamente.


INCENTIVO AO CONHECIMENTO


“Acredito muito no investimento do Rocha Filho no crescimento pessoal de todos os colaboradores. Apenas este ano o investimento com educação continuada, capacitação e pesquisa chega a R$ 1 milhão. E, estamos na quarta geração da advocacia e todos que têm contato com o mundo jurídico precisam se atualizar tanto no quadro do Direito quanto da tecnologia, sem esses investimentos estaríamos fadados a perder o bonde da história”.

 

 

Fonte: Assessoria

 

 


 
Publicidade