7ª Semana de Psicologia da Unesc debateu assuntos em destaque na sociedade

07/10/2019   20:56

 

Neste ano, a Semana de Psicologia da Unesc chegou à sua 7ª edição abordando o “Papel do psicólogo no combate à opressão, desigualdade e injustiças sociais”. Durante os três dias de evento, 25 a 27 de setembro, estudantes e profissionais da Psicologia estiveram envolvidos em uma série de atividades realizadas na Unesc.

O projeto teve início com o minicurso “Dança Terapia”, desenvolvido pela ministrante Franciane Wruck Rodrigues Mantovaneli, a oficina foi bastante elogiada pelos participantes, que se encantaram com a temática. No período noturno uma apresentação teatral foi desenvolvida pelos alunos do curso de Psicologia da Unesc.

Já os debates aconteceram no período vespertino, com uma Mesa redonda abordando o tema central da Semana de Psicologia da Unesc, “O papel do psicólogo no combate à opressão, desigualdade e injustiças sociais”, com a participação dos professores Me. Stefanny Lucena, Eps. Gislene Alves, Esp. Socorro Magalhães, Esp. Carina Bússolo, Esp. Rodrigo Costa e a psicóloga do Nucleo de Atendimento Psicológico da Unesc, Valdinéia Benvenutti, além dos acadêmicos. Na oportunidade, foi possível debater sobre temas emergentes como preconceito, feminismo, machismo, homofobia e desigualdades sociais com um debate sobre forma de enfrentamento e negligência sociais diante de tais temas e o papel do psicólogo frente a esta questão social.

No segundo dia da 7ª Semana de Psicologia da Unesc foi oferecido um minicurso voltado ao “O uso de testes psicológicos como instrumento de avaliação na prática clínica: manuseio de testes de personalidade e atenção”, ministrado pelo professor Rodrigo Silveira Costa. Foi realizada também a oficina de Expressão Corporal, ministrada pela professora Tainah Musa Lobato. Ao longo do dia foi realizada ainda a roda de conversa sobre Saúde LGBT, desenvolvida pelo Dr. Celestino Galvão Neto, mestre em Psicologia (UFPE) e Doutor em Saúde Pública (Fiocruz).

No encerramento do evento, foi organizada uma roda de conversa sobre a Análise do Sonho na Clínica Contemporânea, com a Psicóloga Edna Mônica Wobeto, mestre em Psicologia pela UNIR e atuante na Psicoterapia Clínica de Orientação Psicanalítica, Preceptora da Residência Multiprofissional no Núcleo de Saúde Mental, em que é possível compreender como os sonhos expressam.

Para a acadêmica Josilandia Ruader Cechetto, do 1º período de Psicologia da Unesc, o evento foi muito enriquecedor. “Foi um evento muito produtivo. Aprender com as turmas que participaram da atividade, mostrando que nossas atitudes são muito significativas para com o outro e que sempre devemos respeitar o espaço um do outro”, destaca.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, professora Stefanny Lucena, o evento superou o seu objetivo. “O objetivo é fomentar o debate e construção de conhecimento em torno da Psicologia, com a participação de profissionais que fazem e que não fazem parte do quadro de profissionais da Unesc, possibilitando o crescimento acadêmico dos estudantes de Psicologia, a interação e integração”, ressalta.

 

 

 

Fonte: Assessoria 

 


 
Publicidade